facebook twitter PT EN
envolver-a-comunidade
 Início | A Conquista | Envolver a Comunidade | Biscoito da Rede

BISCOITO DA REDE – outubro 2013 a fevereiro 2014

A Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, criada em fevereiro de 2011, pretende valorizar o património histórico, material e imaterial, presente no território da Linha Defensiva do Mondego.
Foi nesse âmbito que a Rede, em colaboração com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, lançou publicamente em outubro de 2013, o concurso “Biscoito da Rede”.

O concurso visou a criação de um bolo que venha a ser uma referência gastronómica e de marca da Rede, porquanto represente o valor identitário comum que nos une.

A iniciativa destinou-se a pessoas individuais, escolas, pastelarias, padarias ou a entidades associadas ao sector profissional da Hotelaria dos oito municípios da Rede (Coimbra, Figueira da Foz, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure).

Os doces a apresentar a concurso tinham de incluir na sua confeção, e com carácter de obrigatoriedade, pelo menos quatro dos seguintes ingredientes: noz, mel DOP da Serra da Lousã, Licor Beirão, queijo Rabaçal, azeite de Sicó, arroz de Montemor-o-Velho e o sal tradicional da Figueira da Foz.

A comunidade deu provas de originalidade e foram apresentados a concurso 18 biscoitos, confecionados por pessoas individuais, escolas ou pastelarias do nosso território.

A divulgação pública dos resultados e a entrega de prémios teve lugar no dia 9 de fevereiro de 2014, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, numa cerimónia que contou com a presença dos vários parceiros da Rede e dos vários parceiros da iniciativa (Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares, a Olivisicó, a Cooperativa Lousamel, o Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz, o produtor de ARROZ DA EREIRA Vitor Martinho e a empresa J. Carranca Redondo Lda. Licor Beirão).

O 1.º Classificado recebeu o direito à produção preferencial do biscoito, um trofeu da Rede e um mega-cabaz de produtos (20 kgs de Sal tradicional do Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz, 12 kgs de Mel da Serra da Lousã (DOP), 12 garrafas de Azeite de Sicó, 10 litros de Licor Beirão, 15 kgs de Arroz da Fábrica Gatões e 6 Queijos Rabaçal DOP.

downloadDownload Cartaz Biscoito na Rede



Cartaz Biscoito Rede
Cartaz (CMM)
 
Turismo do Centro
Coimbra
Figueira Foz
Lousã
Miranda do Corvo
Montemor-o-Velho
Penela
Pombal
Soure
IPN
UC
DRCC
Apoios
W3C   Mapa do Site | Ficha Técnica