facebook twitter PT EN
envolver-a-comunidade
 Início | A Conquista | Envolver a Comunidade | Caixa de Memórias

CAIXA DE MEMÓRIAS – março 2012 a dezembro 2014

A exposição “Castelo da Memória” resulta do projeto “Caixa de Memórias” lançado pela Rede dos Castelos e Muralhas do Mondego (ADCMMM) em abril de 2012 e desenvolvido com quinze instituições, públicas ou privadas, vocacionadas para o acolhimento, acompanhamento e/ou ocupação dos idosos. A seleção das instituições envolvidas ficou a cargo de cada um dos Municípios.

O projeto “Caixa de Memórias” procurava alcançar três fins:

• Desenvolver, junto da população mais idosa, uma iniciativa de sensibilização para a existência do património local e da rede, sua importância histórica e territorial;
• Valorizar as pessoas e as suas memórias, pessoais ou coletivas, sobretudo as histórias de vida associadas às vivências dos territórios, e dos seus monumentos;
• Criar um espólio significativo de memórias, em múltiplos suportes, que possam ser utilizadas para alimentar e inspirar diferentes plataformas de comunicação e promoção da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.


Numa primeira fase o projeto Caixa de Memórias assentou em duas dinâmicas complementares:

• A cada instituição a Agência entregou uma caixa de papel vazia, doravante Caixa de Memórias, onde cada instituição foi convidada a guardar todos os trabalhos e recolhas de memórias que ia realizando no ano de 2012, desde abril a dezembro;

Município

Instituição

Guardião de Caixa

Coimbra  Ateneu de Coimbra  Maria de Lurdes Ferreira 
ANAI  Arménio Teixeira
Figueira da Foz Universidade Sénior da Figueira da Foz  Maria Isabel Ferreira
Lousã Lar e Centro de Dia – Santa Casa da Misericórdia da Lousã Maria da Assunção Seco 
ARCS das Gândaras Belmira Correia 
Penela Santa Casa da Misericórdia de Penela Maria de Lurdes
Casa de Beneficência Luís Oliveira Guimarães  Idália Diogo e António Mateus
Pombal Santa Casa da Misericórdia do Louriçal Maria da Silva 
Centro Social e Paroquial MariStella da Guia  Rosa de Jesus
Miranda do Corvo ADFP – Associação para o Desenvolvimento e Formação Profissional  Palmira Almeida 
Lar Dr. Clemente de Carvalho Maria Rosa Simões
Montemor-o-Velho  Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho  António Amaro
Casa do Povo de Abrunheira Maria da Conceição Cristino
Soure Santa Casa da Misericórdia de Soure  Artur Silva
Centro Social de Alfarelos  César Alexandrino 


• Paralelamente, proporcionou-se a todas as instituições visitas guiadas aos oito monumentos da rede. As visitas por monumento implicaram a presença de um técnico da autarquia e de dois grupos, um grupo da instituição anfitriã local e um grupo de uma instituição visitante. Em cada visita as instituições anfitriãs partilharam uma memória (uma canção, uma lenda ou um jogo), realizando diferentes dinâmicas, consoante a criatividade e a envolvência das técnicas ou dos próprios utentes.


O desafio às instituições passou assim por recolher o maior número possível de memórias, de índole diversa e em diferentes suportes: histórias/memórias de vida, receitas, lengalengas, orações, jogos tradicionais, adivinhas, saberes tradicionais, visitas aos monumentos, entre outros.

No momento de apresentação do projeto aos idosos, a Rede deixou com cada instituição a “Caixa de Memórias”, desafiando-a a decorá-la e personalizá-la ao seu gosto. A instituição foi ainda convidada a identificar um idoso para ser o “Guardião da Caixa”, alguém que ficasse responsável por guardar a caixa durante o processo de recolha.

Quanto à recolha de memórias, a instituição foi livre para envolver o número de utentes que desejou, incluindo pessoas em regimes diferentes (internas, em regime de centro de dia, apoio ao domicílio) ou mesmo pessoas externas à instituição consideradas de interesse para participar na recolha de memórias.

Nesta fase de recolha de memórias, estiveram envolvidos mais de 500 idosos. Foram orientados pelo menos por 30 técnicos das instituições, imprescindíveis ao resultado que agora se apresenta.

Findo o prazo de entrega das Caixas de Memórias (14 de dezembro de 2012), o projeto entrou numa nova fase, de compilação e construção de conteúdos em rede mediante os materiais apresentados. Decorrente deste trabalho, foi inaugurada a 28 de junho de 2013 a exposição “Castelo da Memória”.

A este respeito consulte o seguinte Link.
EXPOSIÇÃO



Caixa de Memorias
Cartaz (CMM)
 
Turismo do Centro
Coimbra
Figueira Foz
Lousã
Miranda do Corvo
Montemor-o-Velho
Penela
Pombal
Soure
IPN
UC
DRCC
Apoios
W3C   Mapa do Site | Ficha Técnica