facebook twitter PT EN
Monumentos
 Início | O Legado | Castelos | Castelo da Lousã Monumentos

História

O Castelo de Arouce, também conhecido como Castelo da Lousã a partir do século XVI, foi construído em posição dominante, no topo de um monte escarpado na margem direita do rio Arouce.

Apesar das muitas lendas que envolvem o castelo e a região, pouco sabemos de forma absolutamente segura. O que parece poder comprovar-se é que Arouce [Arauz] já existia em 943, ano em que foi assinado um contrato entre o Abade do Mosteiro de Lorvão e o Moçárabe Zuleima Abaiud. Desconhece-se se a construção do Castelo data desta época. O que sabemos seguramente é que D. Sesnando Davides, a quem Fernando Magno, após conquista definitiva de Coimbra em 1064, entregou o governo de todo o território a sul do rio Douro, teve em Arouce uma intervenção profunda: povoando a região, como ele próprio afirma no seu testamento, e na definição do castelo, pelo menos ao nível de melhoramentos, facto que uma análise cuidada comprova.

Em 1151 D. Afonso Henriques atribui carta de foral ao Castelo de Arouce promovendo dessa forma a consolidação do povoamento e a reorganização administrativa do território.

Como qualquer castelo, também o de Arouce foi sendo atualizado de acordo com os avanços registados na arte da guerra.


Caraterização

Pequeno castelo de alvenaria de xisto com planta irregular, aproximadamente hexagonal. É dominado a Norte pela imponente torre de menagem cujo acesso se faz ao nível dos adarves, por porta ogival. A entrada do castelo, por sua vez, em curva ou cotovelo por forma a dificultar o acesso aos invasores, está situada a SE e é protegida por dois cubelos semicirculares. A SO encontramos um outro cubelo mais alongado e a OESTE outros dois mais pequenos, completando assim as estruturas defensivas. Todo o conjunto é coroado por ameias prismáticas, em grande parte reconstruídas nos restauros do século XX mas a partir de exemplos sobreviventes.


Classificação

Monumento Nacional (Decreto de 16 de julho de 1910).


Acesso

Localizado a 2 km da Vila da Lousã, num morro escarpado na margem direita do rio Arunce.
Coordenadas: 40º06.67 N/08º14.74 W.


Informações Úteis

- O Castelo encontra-se encerrado para obras.


Linha do Tempo
Turismo do Centro
Coimbra
Figueira Foz
Lousã
Miranda do Corvo
Montemor-o-Velho
Penela
Pombal
Soure
IPN
UC
DRCC
Apoios
W3C   Mapa do Site | Ficha Técnica