facebook twitter PT EN
dossier_de_imprensa
 Início | Eventos | Congressos da Rede
I Congresso da Rede

O I Congresso da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, sob o tema “À Reconquista do Património”, constitui-se como um momento formal de apresentação da Rede, permitindo explorar a temática do turismo cultural e da valorização da história e do património, construído ou imaterial, como forma de criar comunidades coesas e de alavancar economias locais.

O evento teve lugar nos dias 22 e 23 de novembro, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz e foi dirigido a quadros executivos e técnicos da administração local e regional, a agentes/operadores turísticos, investigadores e estudantes, investidores no sector e demais população interessada.

O evento, co-financiado pelo Mais Centro, QREN e EU, integrou ainda duas visitas culturais, designadamente ao Município anfitrião (Figueira da Foz) e ao Município de Montemor-o-Velho.

O programa do Congresso compreendeu cinco painéis:

• PAINEL I – A Rede dos Castelos e Muralhas do Mondego (estratégia subjacente, o episódio histórico que serviu de mote para a sua constituição e apresentação de três casos práticos de intervenção na Rede);
• PAINEL II – O Património como um Valor Identitário e Cultural (a importância da valorização patrimonial para o desenvolvimento dos lugares, considerando a oportunidade de criação de itinerários temáticos);
• PAINEL III - Turismo Cultural, Projetos territoriais (projeto Guimarães2012, Rota do Românico e Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota);
• PAINEL IV – Turismo Cultural, da Ideia à Ação (a recriação histórica e o seu impacto regional, apresentação de um operador internacional de turismo na área da arqueologia e de um projeto nacional de criação de uma DMO – Destination Marketing Organization);
• PAINEL V – Indústrias culturais, uma nova oportunidade de revitalização (discussão de oportunidades/necessidades associadas ao empreendedorismo cultural).

O evento contou com cerca de 300 pessoas. O programa apresentou intervenções muito variadas e de muito bom nível, atendendo à qualidade e conhecimento dos oradores.

Para 73,96% dos participantes neste evento, o conteúdo geral do programa foi muito interessante, tendo a organização recolhido entre a maior parte dos participantes um feedback muito positivo.

A iniciativa contou com uma repercussão interessante nos órgãos de comunicação sociais, quer regionais, quer nacionais.

Os participantes aproveitaram a oportunidade para sugerir projetos conjuntos, iniciativas a desenvolver e sugestões para as temáticas a abordar no II Congresso da Rede, a realizar em 2014.

Para mais informações consulte o website dedicado:
www.congressocastelosemuralhasdomondego.pt

dossierSpot curto do Congresso

dossierPrograma final




 
congresso01
Mini-auditório do CAE (CMM)


congresso02
Visita ao Núcleo Museológico do Sal (CMM)


congresso03
Visita ao Castelo de Montemor-o-Velho (CMM)


 
Turismo do Centro
Coimbra
Figueira Foz
Lousã
Miranda do Corvo
Montemor-o-Velho
Penela
Pombal
Soure
IPN
UC
DRCC
Apoios
W3C   Mapa do Site | Ficha Técnica