facebook twitter PT EN
exposiçoes
 Início | Eventos | Exposições Itinerantes
Castelo da Memória

A exposição “Castelo da Memória” resultou do projeto “Caixa de Memórias” lançado pela Rede dos Castelos e Muralhas do Mondego em abril de 2012 a quinze instituições, públicas ou privadas, vocacionadas para o acolhimento, acompanhamento e/ou ocupação dos idosos no nosso território de intervenção (concelhos de Coimbra, Figueira da Foz, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure).

Entre as instituições, estavam a Associação Nacional de Apoio ao Idoso - Coimbra | Ateneu de Coimbra | Universidade Sénior da Figueira da Foz | Santa Casa da Misericórdia da Lousã | Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras | Santa Casa da Misericórdia de Penela | Casa de Beneficência Luís Oliveira Guimarães | Santa Casa da Misericórdia do Louriçal | Centro Social e Paroquial MariStella da Guia | ADFP - Associação para o Desenvolvimento e Formação Profissional de Miranda do Corvo | Lar Dr. Clemente Carvalho | Santa Casa de Misericórdia de Montemor-o-Velho | Casa do Povo de Abrunheira | Santa Casa da Misericórdia de Soure e Centro Social de Alfarelos.

O projeto “Caixa de Memórias” procurou desenvolver, junto da comunidade mais velha, uma iniciativa de sensibilização para a existência do património medieval, sua importância histórica e territorial. Simultaneamente, foi nossa intenção valorizar as pessoas e as suas memórias, criando a partir destas um espólio significativo que pudesse inspirar diferentes plataformas de promoção da Rede.

A cada instituição a Agência entregou uma caixa de papel vazia, que foi decorada e onde foram guardadas todas as memórias durante o ano de 2012. Ao cuidado de um guardião ou guardiã, as caixas foram ganhando vida, alimentando-se de memórias, receitas, lengalengas, orações, jogos tradicionais, ladainhas, canções, adivinhas...

A partir do caldeirão de histórias e memórias que recebemos, idealizámos uma exposição onde o visitante é convidado a entrar na porta do sol de um castelo feito à sua medida. As torres que o sustentam são sólidas, testemunhando a presença da força motriz de toda esta aventura: os nossos guardiões da memória.

As caixas, agora decoradas, são as meninas dos nossos olhos. Sugerimos que as pessoas se divirtam no pátio dos recreios, descubram provérbio que hoje lhe preenche a alma, deixem-se encantar pelas histórias de vida que ajudámos a contar, exercitem a mente com a nossa árvore das adivinhas, recordem a cozinha da avó, contemplem o nosso altar das orações e munam-se de ladainhas e benzelhices que o ajudarão em momentos de maior necessidade.

A exposição inaugurou a 28 de junho de 2013, no Município de Pombal e encontra-se neste momento em itinerância pelos municípios da Rede.

Entre 15 de novembro e 15 de dezembro de 2013 esteve na Igreja de Santa Maria de Alcáçova (Castelo de Montemor-o-Velho).

Entre 20 de dezembro de 2013 e 28 de fevereiro de 2014 a exposição passou pela Biblioteca Municipal de Soure.

Entre 11 de junho de 2014 e 31 de julho de 2014 a exposição esteve na Biblioteca Municipal de Penela.

Entre 4 de agosto de 2014 e 30 de setembro de 2014 a exposição vai estar no Ecomuseu da Serra da Lousã - Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques.

Parta à Reconquista connosco!




Rei e Rainha do Mondego

Procurando criar, empreender e fazer acontecer a reconquista de uma história que a todos pertence, a Rede lançou em novembro de 2012, um concurso escolar nas instituições de ensino dos oito municípios do nosso território (Coimbra, Lousã, Figueira da Foz, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure).

O desafio “Rei e Rainha do Mondego”, orientado para o 1.º e 2.º ciclo de ensino, perspetivava a construção de dois elementos tridimensionais que representassem o casal real dos Castelos e Muralhas do Mondego. A criatividade imperou e a comunidade escolar deu provas de trabalho conjunto e de grande empenho neste desafio. A concurso tivemos 12 casais reais, 4 do 1.º ciclo e 8 do 2.º ciclo, que entre 18 de abril e 18 de setembro percorreram numa exposição itinerante os oito municípios da Rede. Esta exposição serviu de pretexto para convidar a comunidade a votar no melhor Casal Real.

Finda a exposição itinerante do “Rei e Rainha do Mondego” e depois de mais de 1000 visitantes expressarem o seu voto, a Rede anunciou os vencedores destes dois concursos no dia 7 de outubro de 2013, Dia Nacional dos Castelos, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra.

Nesse dia construímos mais um capítulo da nossa história conjunta. O evento contou com a participação de todas as instituições de ensino, professores e alunos envolvidos no projeto.

Participaram connosco neste projeto educativo 324 alunos e 37 professores, animadores ou educadores.

Na categoria do 1.º ciclo, foi vencedor o Rei e a Rainha do Agrupamento de Escolas Martinho Árias De Soure – Escola EB1 de Vila Nova de Anços - Soure.

Na categoria do 2.º ciclo, foi vencedor o Rei e Rainha do Agrupamento de Escolas D. Gualdim Pais - Pombal.

Os vencedores, consoante o seu ciclo de ensino, receberam experiências nos oito municípios da Rede, desde passeios pedestres pela Serra da Lousã ou pela Lagoa de São José, a visitas ao Parque Biológico da Serra da Lousã, descidas ao Sistema Espeleológico do Dueça, workshops de Pastel de Tentúgal, aulas de Surf, Golf ou Equitação.






 
castelomemoria02
Núcleo “A Cozinha da Avó” na Exposição em Montemor-o-Velho (CMM)



castelomemoria03
A Maquete da Rede em Pombal (CMM)



castelomemoria04
Ervas das Benzelhices em Soure (CMM)



castelomemoria05
Núcleo "A Fé" em Soure (CMM)



castelomemoria06
Um provérbio por dia não sabe o bem que lhe fazia em Pombal (CMM)



castelomemoria07
O Quadro das Recordações em Montemor-o-Velho (CMM)



reis1ciclo
CMM



reis1ciclo
CMM



reis1ciclo
CMM



reis1ciclo
CMM



reis1ciclo
CMM



reis2ciclo
CMM



reis2ciclo
CMM



reis2ciclo
CMM



reis2ciclo
CMM



reis2ciclo
CMM



reis2ciclo
CMM



reis2ciclo
CMM



reis2ciclo
CMM



reis2ciclo
CMM



 
Turismo do Centro
Coimbra
Figueira Foz
Lousã
Miranda do Corvo
Montemor-o-Velho
Penela
Pombal
Soure
IPN
UC
DRCC
Apoios
W3C   Mapa do Site | Ficha Técnica