facebook twitter PT EN
Intervenções
Recuperação de fachadas da Torre de Almedina em Coimbra

O Município de Coimbra apresentou três projetos no âmbito da Rede Urbana dos Castelos e Muralhas do Mondego: reabilitação da Torre de Anto para instalação da Casa Museu da Guitarra e do Fado de Coimbra; reabilitação exterior da muralha entre a Torre de Almedina e a Torre d'Anto e a reabilitação do troço liberto da Muralha na Couraça de Lisboa.

Estas intervenções visam a valorização dos vestígios ainda presentes na Cidade do que outrora foi a sua área muralhada. A empreitada “Torre de Almedina, 2.ª fase – Recuperação de fachadas” foi uma das intervenções que integrou o projeto “Reabilitação exterior da muralha entre a Torre de Almedina e a Torre d’Anto e respetiva iluminação cénica”. Apresentada a 9 de dezembro de 2011, a intervenção nas fachadas da Torre de Almedina teve como intuito principal a sua manutenção e conservação, de maneira a garantir a sua funcionalidade estrutural. O primeiro evento em rede “Música & Muralhas” decorreu em Coimbra na Noite dos Museus, a 19 de maio de 2011, contando já com o projeto de execução relativo à reabilitação de fachadas concluído.

A “reabilitação exterior da muralha entre a Torre de Almedina e a Torre d'Anto e respetiva iluminação cénica” integrará ainda um percurso pedonal entre a Torre de Almedina e a Torre do Anto, otimizando a ligação existente através da barbacã a norte da Torre de Almedina. Pretende-se criar um elemento contínuo, legível e indiciador de um percurso que unifique a sequência de espaços, atribuindo um novo uso e significado ao local. O trajeto conciliará, assim, os enfiamentos visuais, relações com o edificado e a complexidade de elementos e plataformas, com um percurso cultural e narrativo, onde placas expositivas vão contando pedaços da História da cidade.
 
Recuperação de fachadas da Torre de Almedina em Coimbra
 
Turismo do Centro
Coimbra
Figueira Foz
Lousã
Miranda do Corvo
Montemor-o-Velho
Penela
Pombal
Soure
IPN
UC
DRCC
Apoios
W3C   Mapa do Site | Ficha Técnica