facebook twitter PT EN
Intervenções
Valorização do Castelo de Pombal

No ano de 2005, o Município de Pombal iniciou uma reflexão sobre o Castelo de Pombal, perspetivando um projeto integrado interior-exterior que se iniciou com uma intervenção na Torre de Menagem, liderada pelo arquiteto Luís M. Correia e concretizada pela DEGMN, o que permitiu a transformação da Torre num espaço expositivo contemporâneo que assume os vários tempos da história.

A primeira intervenção de revitalização da zona envolvente do Castelo de Pombal, terminada em 2009, integrou os trabalhos de criação/melhoria de acessos, estacionamento, criação da cafetaria do castelo, limpeza e consolidação de fachadas e criação de percursos na Mata do Castelo. Esta intervenção, atribuiu uma nova dignidade a este espaço, tornando-se a cafetaria num centro de acolhimento e conferindo à zona do Castelo uma dinâmica comercial e de experiência cultural ao longo do ano.

Em janeiro de 2012, ao abrigo da candidatura promovida no âmbito da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, inicia-se uma nova fase de revitalização do Castelo de Pombal, orientada sobretudo para o seu interior.

No Castelo procederam-se desde então a vários trabalhos:

• Recuperação da Torre de Menagem e sua musealização;
• Conservação e Consolidação de estruturas arquitetónicas;
• Limpeza e Consolidação da Praça de Armas (estrutura e pavimento);
• Edificação do Posto de Acolhimento (sala multimédia para projeção de filmes).
• Colocação de bancos, papeleiras e iluminação e sonorização do recinto.

Com a finalidade de tornar o interior do Castelo de Pombal num espaço mais cuidado e apetecível, aos olhos dos habitantes e dos visitantes desta cidade, projetou-se a existência de um pequeno posto de acolhimento, contíguo à muralha do castelo, possibilitando, através do acesso à sua cobertura, uma vista sobre a paisagem da cidade pela característica janela manuelina.

Mas nem só de obra consta esta intervenção no Castelo de Pombal. Na sua essência, procura-se trabalhar na forma, mas também no conteúdo desta história a contar. Nesse sentido, foram produzidos dois filmes, numa criação artística que tornará o produto “Castelo de Pombal” diferenciador. Uma banda desenhada orientada para um público infantil, subordinada à Lenda de Al Pal Omar, e a criação de um filme 3D sobre a evolução do Castelo, considerando os seus principais momentos históricos e protagonistas. Estes filmes, conjuntamente com os restantes produtos em execução pela Rede (áudio-guias, flyers, equipamentos virtuais) permitirão oferecer ao visitante uma experiência de interpretação pessoal e vivência do Castelo de Pombal com recurso aos cinco sentidos.
 
Valorização do Castelo de Pombal
 
Turismo do Centro
Coimbra
Figueira Foz
Lousã
Miranda do Corvo
Montemor-o-Velho
Penela
Pombal
Soure
IPN
UC
DRCC
Apoios
W3C   Mapa do Site | Ficha Técnica