facebook twitter PT EN
Intervenções
Intervenção na Torre de Anto

Esta torre de vigia de Coimbra, foi arrendada no século XIX a estudantes universitários, sendo um deles António Nobre, poeta do “Só”, razão porque hoje é conhecida como Torre de Anto. Em 1965 os proprietários cederam a torre à Câmara Municipal de Coimbra.

Em 2012, ao abrigo de um projeto desenvolvido no âmbito da Rede Urbana dos Castelos e Muralhas do Mondego, iniciou-se um processo de intervenção profunda sobre este edificado, da autoria do arquiteto Carlos Amaral, com o objetivo último de albergar o novo Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra, integrado no Museu Municipal de Coimbra.

Esta operação inclui duas componentes: a “Reabilitação da Torre de Anto para instalação do Núcleo” e a “Aquisição de mobiliário e equipamento para o Núcleo”.

O projeto técnico de reabilitação da Torre de Anto estabelece duas ações complementares: de recuperação com reafectação a um novo uso e de reabilitação do acesso ao adarve e à base da muralha para, posteriormente, se ativar um percurso pedonal. A intervenção assenta na hipótese do restauro das estruturas, se bem que a degradação atual conduz a reconstruções significativas. O projeto técnico resulta essencialmente do desenho duma nova escada que, apresentando geometria regular, a dada altura se desdobra libertando o percurso de ligação ao adarve que, a norte, será reativado. Para os espaços exteriores pretende-se libertar o troço do adarve que ligava a Torre à muralha subjacente ao Colégio de Santo Agostinho. Desenha-se uma escada em patamares que desce à cota do adarve, reforçando a existência deste e libertando a Torre do estacionamento automóvel.
Com a componente “Aquisição de mobiliário e equipamento” pretende-se dotar a Torre dos meios necessários ao cumprimento da sua função museológica, nomeadamente a instalação de uma exposição permanente sobre o Fado e a Guitarra de Coimbra. A abertura da Torre ao público está prevista para 2014.
 
Intervenção na Torre de Anto
 
Turismo do Centro
Coimbra
Figueira Foz
Lousã
Miranda do Corvo
Montemor-o-Velho
Penela
Pombal
Soure
IPN
UC
DRCC
Apoios
W3C   Mapa do Site | Ficha Técnica