facebook twitter PT EN
O que é o que
 Início | O Legado | O Castelo Medieval

“Castelo Medieval – Forma e Função” é uma ferramenta virtual concebida pela Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego entre 2012 e 2014. No âmbito dos trabalhos de investigação realizados para dar suporte aos materiais promocionais da Rede, considerou-se oportuno criar um Glossário virtual capaz de valorizar os conhecimentos produzidos e construir uma ferramenta inovadora no panorama nacional, que explica, em diferentes formas conceitos determinantes para compreender a história e a arquitetura militar dos castelos.
A noção de Rede é um trabalho que não se restringe a melhorar as condições de visita dos monumentos. É necessário criar ferramentas que permitam aos visitantes, efetivos ou potenciais, compreenderem melhor os castelos enquanto máquinas de guerra, estruturas militares que funcionaram em rede e que sobretudo têm sentido se entendidas como parte de um conjunto maior de estruturas e não apenas isoladamente.
Assim, o principal objetivo do Glossário é o de permitir uma melhor compreensão do castelo enquanto "máquina" de guerra. Inovadora no domínio nacional, esta aplicação permitirá ao utilizador, individualmente ou em grupo, identificar e compreender a função dos diversos elementos que compõem um castelo, bem como a sua evolução no decorrer dos séculos.
Esta versão do Glossário, destinada a um público adulto, identifica e explica mais de 100 estruturas caracterizadoras da arquitetura militar medieval. Em cerca de 100 entradas, os diversos termos ou elementos são explicados de forma breve mas precisa e explorados através do cruzamento de iluminuras da época, fotografias atuais, fontes escritas e desenhos técnicos feitos exclusivamente para este fim.

Veja aqui o Glossário!

Turismo do Centro
Coimbra
Figueira Foz
Lousã
Miranda do Corvo
Montemor-o-Velho
Penela
Pombal
Soure
IPN
UC
DRCC
Apoios
W3C   Mapa do Site | Ficha Técnica