"O grande terramoto de Lisboa"
25/11/2015 - Município de Pombal - Pombal - Celeiro
O Centro Cultural de Pombal (edifício do celeiro) acolhe até dia 6 de janeiro a exposição “O Grande Terramoto de Lisboa (1755-2015).
A exposição pretende “evocar este acontecimento e a sua influência na história de Portugal e, em particular, de Pombal, que teve na ação de Sebastião José de Carvalho e Melo uma enorme repercussão no desenvolvimento urbano, social e patrimonial”.
Este fenómeno natural teve um impacto nefasto sobre cada grande parte do edificado da Linha Defensiva do Mondego, pelo que a sua compreensão poderá ser muito propícia para entender melhor estes impactos.
Patente ao público até ao dia 6 de janeiro na Capela da Misericórdia, a exposição integra obras pertencentes ao acervo do Museu Marquês de Pombal, mas também bens museológicos doados por diferentes beneméritos e ainda um conjunto de gravuras que fazem parte do espólio do Museu da Cidade de Lisboa.
Durante o período de vigência da exposição, o Município disponibiliza por marcação o atelier pedagógico “Gaiola Pombalina”.