O ALVAZIL DE COIMBRA
Cofinanciado, o espetáculo “O Alvazil de Coimbra”, baseado num guião original, percorreu no verão de 2014 os oito monumentos da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.
A necessidade de recuperar a história do personagem chave da Rede, D. Sesnando Davides, e de a valorizar artisticamente, consolidou a oportunidade de criar um guião inédito que ficasse pertença da Rede e que pudesse ser apropriado pelas diferentes dinâmicas teatrais do território à posteriori.
Concebido por Deolindo Pessoa e por Jorge Louraço, inspirada pela obra “A mãe coragem” de Bertolt brecht, este guião serviu de inspiração à última viagem dos Faunos do Rio, uma companhia alter-ego do Teatrão que entre 19 de setembro e 5 de outubro de 2014 arrastou a carroça por entre os despojos da guerra, com a mãe coragem e os seus filhos, na busca de um futuro mais promissor.
Uma produção dividida em dois episódios que contou com o envolvimento de mais de 600 atores e músicos dos vários concelhos e que cativou, pelo menos, 2000 espetadores pelo território.