Na sequência do passatempo fotográfico lançado em julho de 2015 pela Rede e pela National Geographic – Portugal, foi lançada uma exposição de fotografia designada “No Rasto de D. Sesnando…”.
Inaugurada a 16 de abril de 2016 no Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques, na Lousã, a exposição exibiu 19 olhares sobre a Rede, contemplando as melhores fotografias pontuadas no âmbito do concurso, mas também 20 fotografias selecionadas pelos Municípios aderentes da Rede, refletindo o olhar das instituições sobre o seu património.
A exposição colocou em cena dois modos de sentir e de ver.
Esta foi a dualidade exibida, desafiando o visitante a partir à descoberta de uma história viva.
Diferentes olhares percorreram a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego. Cada um, apropriando-se de um pedaço de história, de um modo de sentir.
Com elas percorremos um território repleto de diversidade e de emoções. O território da Reconquista, de D. Sesnando, das batalhas entre cristãos e muçulmanos, de D. Afonso Henriques e D. Gualdim Pais na construção de um país, mas acima de tudo o território de hoje.
Em cada fotografia propusemos uma descoberta…
A exposição percorreu toda a Rede ao longo de mais de um ano, terminando a sua itinerância a 23 de abril de 2017, no Complexo Monumental de Santiago da Guarda, em Ansião.