Bráulio Manuel Lemos Figo, nasceu na vila de Pereira, no concelho de Montemor-o-Velho, a 10 de novembro de 1959. É licenciado em Pintura pela Escola Universitária das Artes de Coimbra, ARCA-EUAC. É pai extremoso, benfiquista dedicado, colecionador de antiguidades e grande devoto de Santo António.
Desde 2005 que as suas obras de arte plástica integram diferentes exposições coletivas e individuais, exibindo frequentemente em Montemor-o-Velho, Coimbra e Figueira da Foz. Desde 2015 que participa no Salão Internacional de Pintura de Pequeno formato na Figueira da Foz, tendo-lhe sido atribuída a Medalha de Ouro em 2015 e 2018.
Em 2018 integrou em representação do concelho de Montemor-o-Velho e como ator o projeto cultural “O ENREDO”, na sequência do qual criou doze telas em pintura de acrílico, dez delas retratando a Munda (personagem principal) sob pano fundo de cada um dos monumentos da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, e onze azulejos apresentando o dramaturgo da obra e as dez personagens que integraram o espetáculo.
A exposição itinerante de pintura inaugurada a 1 de fevereiro de 2020, na Igreja de Santa Maria da Alcáçova, no Castelo de Montemor-o-Velho, apresenta estes trabalhos e é, para a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego e para o coletivo de artistas, produtores e diretores deste projeto, uma forma de dar destaque ao pintor e de homenagear a pessoa.