À Descoberta
O programa nacional do “Ciência Viva no Verão” integrou em 2012, pela primeira vez, uma rúbrica designada “Ciência nos Castelos”, à qual a Agência se associou desde a primeira hora!
O propósito era claro: desenvolver em cada um dos nossos castelos um caça ao tesouro onde os participantes possam usufruir de estações dedicadas à história, arqueologia, antropologia, biologia, geologia e matemática, sendo assim convidados a descobrir os mistérios das diferentes ciências presentes nos monumentos!
Para tal, como se de laboratórios vivos se tratassem, são criadas pequenas estações de aprendizagem, recorrendo à observação, explicação, mas também ao manuseamento de instrumentos de trabalho (quando possível).
Estas estações, com acompanhamento de um especialista, revelam pistas para prosseguir na Caça ao Castelo, que regra-geral permite também aos participantes conhecer mais de perto a zona envolvente dos monumentos.
Estas atividades, de cariz familiar, têm tido uma recetividade extraordinária! Há famílias residentes que já percorreram a maior parte dos castelos connosco!
A partir de 2017 o projeto “Ciência Viva nos Castelos” foi descontinuado.
A partir desse ano, as nossas ações de aventura nos castelos passaram a designar-se “À Descoberta…” e a contar com outros intervenientes.
Em 2017, tivemos nestas atividades a participação especial da Liga Portuguesa de Combate Medieval. Foi, de facto, um momento muito educativo e elucidativo para todos os participantes!
Ciência Viva no Verão 2012
Ciência Viva no Verão 2013
Ciência Viva no Verão 2014
Ciência Viva no Verão 2015
Ciência Viva no Verão 2016
Cartaz À Descoberta 2017