Bráulio Manuel Lemos Figo, nasceu na vila de Pereira, no concelho de Montemor-o-Velho, a 10 de novembro de 1959. É licenciado em Pintura pela Escola Universitária das Artes de Coimbra, ARCA-EUAC. É pai extremoso, benfiquista dedicado, colecionador de antiguidades e grande devoto de Santo António.
Na sequência do passatempo fotográfico lançado em julho de 2015 pela Rede e pela National Geographic – Portugal, foi lançada uma exposição de fotografia designada “No Rasto de D. Sesnando…”.
Procurando criar, empreender e fazer acontecer a reconquista de uma história que a todos pertence, a Rede lançou em novembro de 2012, um concurso escolar nas instituições de ensino dos oito municípios do nosso território (Coimbra, Lousã, Figueira da Foz, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure).
A exposição “Castelo da Memória” resultou do projeto “Caixa de Memórias” lançado pela Rede dos Castelos e Muralhas do Mondego em abril de 2012 a quinze instituições, públicas ou privadas, vocacionadas para o acolhimento, acompanhamento e/ou ocupação dos idosos no nosso território de intervenção (concelhos de Coimbra, Figueira da Foz, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure).