A Rede pretende desenvolver projetos de índole cultural no domínio da sensibilização e envolvimento da comunidade, recriação do património e da vivência cultural e artística dos edificados patrimoniais e seus territórios.
Foi nesse âmbito que em 2012, lançámos o nosso primeiro evento em rede: o “Música & Muralhas”.
O evento serviu três propósitos:
- Lançar uma iniciativa de animação em rede;
- Veicular uma nova funcionalidade para os monumentos da Rede, tornando-os espaços de expressão cultural;
- Criar afinidades entre os participantes e os monumentos, ao proporcionar vivências agradáveis, de contemplação, de alegria, de aprendizagem e de convívio.
Em cada ano são organizadas dez noites culturais, nos meses de maio a setembro, onde a música, a história, a dança e o teatro se unem num palco de ação que todos temos de saber aproveitar. Afinal, os castelos são uma herança que a todos pertence!
Ao longo dos anos, desde 2012 a 2017, o evento integrou no seu leque de protagonistas, artistas tão diversos como:
- Classes/conjuntos musicais de três conservatórios: Conservatório Nacional de Música de Coimbra; Conservatório Regional de Música de Coimbra e o Conservatório de Música David de Sousa;
- Filarmónicas;
- Grupos corais;
- Grupos de dança;
- Oradores em temáticas históricas coerentes com o monumento;
- Encenações teatrais;
- Visitas guiadas noturnas, temáticas, proporcionadas nos castelos.
- Grupos de cantares de IPSS;
- Grupos de Fado de Coimbra;
- Grupos de Música Tradicional Portuguesa.
O ano de 2016 foi especialmente importante para a Rede, pois materializámos em espetáculo de palco o nosso CD “Música & Muralhas” produzido em 2015 a partir da recolha tradicional de músicas no projeto “Caixa de Memórias”. A recolha destas canções com história foi transformada por Tiago Cordeiro (Produtor e multi-instrumentista) e pelos interpretes Sara Travassos e Cláudio Dias.
Em 2016, perante a oportunidade de colocar em palco as músicas do CD, o produtor decidiu convidar dois músicos da EmCantos - Associação de Inovação e Tradições, da Freguesia de Moinhos da Gândara, do concelho da Figueira da Foz.
Juntos criaram a banda “Baluarte”, que associa quatro músicos (Tiago Cordeiro, Vasco Travassos, Jorge Ventura e Rafael Silva) e duas vozes (Sara Travassos e Cláudio Dias), sempre com o propósito de fazer nova a tradição. A sonoridade trad-folk, é por eles vestida com instrumentos de base tradicional e vozes afadistadas.
A Rede acarinha a criação deste grupo musical.
Para mais informações sobre o grupo “Baluarte”:
www.facebook.com/stcd.baluarte/
baluartefolk@gmail.com
Música & Muralhas 2012
Música & Muralhas 2013
Música & Muralhas 2014
Música & Muralhas 2017