I Congresso da Rede
O I Congresso da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, sob o tema “À Reconquista do Património”, constitui-se como um momento formal de apresentação da Rede, permitindo explorar a temática do turismo cultural e da valorização da história e do património, construído ou imaterial, como forma de criar comunidades coesas e de alavancar economias locais.
O evento teve lugar nos dias 22 e 23 de novembro, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz e foi dirigido a quadros executivos e técnicos da administração local e regional, a agentes/operadores turísticos, investigadores e estudantes, investidores no sector e demais população interessada.
O evento, co-financiado pelo Mais Centro, QREN e EU, integrou ainda duas visitas culturais, designadamente ao Município anfitrião (Figueira da Foz) e ao Município de Montemor-o-Velho.
O programa do Congresso compreendeu cinco painéis:
• PAINEL I – A Rede dos Castelos e Muralhas do Mondego (estratégia subjacente, o episódio histórico que serviu de mote para a sua constituição e apresentação de três casos práticos de intervenção na Rede);
• PAINEL II – O Património como um Valor Identitário e Cultural (a importância da valorização patrimonial para o desenvolvimento dos lugares, considerando a oportunidade de criação de itinerários temáticos);
• PAINEL III - Turismo Cultural, Projetos territoriais (projeto Guimarães2012, Rota do Românico e Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota);
• PAINEL IV – Turismo Cultural, da Ideia à Ação (a recriação histórica e o seu impacto regional, apresentação de um operador internacional de turismo na área da arqueologia e de um projeto nacional de criação de uma DMO – Destination Marketing Organization);
• PAINEL V – Indústrias culturais, uma nova oportunidade de revitalização (discussão de oportunidades/necessidades associadas ao empreendedorismo cultural).
O evento contou com cerca de 300 pessoas. O programa apresentou intervenções muito variadas e de muito bom nível, atendendo à qualidade e conhecimento dos oradores.
Para 73,96% dos participantes neste evento, o conteúdo geral do programa foi muito interessante, tendo a organização recolhido entre a maior parte dos participantes um feedback muito positivo.
A iniciativa contou com uma repercussão interessante nos órgãos de comunicação sociais, quer regionais, quer nacionais.
Os participantes aproveitaram a oportunidade para sugerir projetos conjuntos, iniciativas a desenvolver e sugestões para as temáticas a abordar no II Congresso da Rede, a realizar em 2014.
Spot curto do Congresso
Programa final