II Congresso da Rede
O II Congresso da Rede teve lugar nos dias 7 e 8 de outubro de 2014, no Teatro-Cine de Pombal.
O objetivo geral deste evento passou por dar a conhecer a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, procurando-se explorar a temática do território, identidade e turismo e a valorização da história e do património como forma de criar comunidades mais coesas e, consequentemente, produtos turísticos melhor sucedidos. Era também intento deste encontro o de refletir sobre o património e a sua dinamização como alavanca de uma nova economia e de uma nova comunidade.
O primeiro painel foi dedicado à Rede de Castelos e Muralhas do Mondego. Foi realizada uma apresentação sobre o estado da arte deste projeto, onde se deu especial destaque a três iniciativas: o glossário, o filme infantil e as maletas pedagógicas. Foram ainda partilhadas diversas comunicações a propósito dos projetos em desenvolvimento nos vários municípios da Rede, designadamente sobre os projetos de Montemor-o-Velho, Soure e Figueira da Foz.
O II Painel incidiu sobre a temática “Território, Identidade e Turismo: porque é importante saber quem somos?” e contou com a intervenção da Doutora Rita Ribeiro (Docente da Universidade do Minho), do Dr. Paulo Peixoto (Investigador no Centro de Estudos Socias da UC) e do Dr. João Luís Fernandes (Investigador do Centro de Estudos de Geografia e ordenamento do Território das Universidades de Coimbra, Porto e Minho).
No âmbito das Boas Práticas que os outros três painéis focavam, foram apresentados diferentes projetos de especial impacto nacional, como o caso da Rota Histórica das Linhas de Torres, as Aldeias Históricas e a Rota do Côa.
O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas e proporcionou aos inscritos uma visita cultural guiada ao majestoso Convento e Igreja do Desagravo