Evento “Castelos e Muralhas do Mondego: balanço de um projeto territorial”
No dia 9 de fevereiro de 2017, no período da tarde, na antiga Igreja do Convento São Francisco, em Coimbra, teve lugar o evento “Castelos e Muralhas do Mondego: balanço de um projeto territorial”.
O Evento serviu para assinalar a comemoração dos 6 anos de vida da Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego e, nessa efeméride, de forma transparente, procurou-se dar a conhecer todos os projetos desenvolvidos durante esse período.
Contando com mais de 250 participantes, o Evento foi ele próprio uma monstra viva dos materiais produzidos ao longo dos anos, que nas várias galerias e altares laterais da Igreja foram exibidos para deleite dos participantes.
A iniciativa arrancou com um flash mob de época criado a partir de um artigo de José de Arriaga a propósito de D. Sisnando Davides, artigo publicado na revista “Ilustração Portuguesa” a 30 de julho de 1906.
Outro dos momentos altos do evento passou pela entrega simbólica de chaves ao Município de Ansião e de Condeixa-a-Nova, recém aderentes à Agência.
Foi apresentado um vídeo intitulado “Mãos à obra” que apresentou as intervenções físicas realizadas nos monumentos da Rede e depois dele três grandes blocos temáticos: “Dotar os monumentos”, “A brincar também se aprende” e “Animar, envolver e empreender”.
O evento contou com o lançamento oficial da obra infantil “À Conquista dos Castelos do Mondego” produzida em colaboração com o Exploratório de Coimbra e contou ainda com um coffee-break de produtos típicos concelhios e um breve momento musical por Sara Travassos, Cláudio Dias e os Baluarte.
As sessões de abertura e de encerramento contaram com a presença da Eng. Isabel Damasceno, da CCDRC, o Dr. Luís Matias, Presidente da ADCMMM, o Dr. Pedro Machado, Presidente da ERT-TC, o Dr. Paulo Júlio, Presidente Fundacional da Agência, O Dr. Manuel Machado, Presidente da Assembleia Geral da ADCMMM, a Dra. Celeste Amaro, Diretora da DRCC, a Dra. Clara Almeida, Reitora da Universidade de Coimbra e o Dr. José Carlos Alexandrino Mendes, Presidente da CIM-Região de Coimbra.