Novidades na Torre de Almedina!
A Torre de Almedina, reaberta ao público desde o dia 6 de abril, integra agora no seu Núcleo da Cidade muralhada equipamentos e conteúdos renovados.
O desenho técnico da nova maqueta da cidade medieval de Coimbra foi coordenado pelo Prof. Doutor Walter Rossa, contando ainda com a consultoria histórica e acompanhamento durante a sua operacionalização por parte da Prof. Doutora Luísa Trindade.
A recriação deste equipamento permite agora a interação entre o dispositivo multimédia e a maquete da muralha da cidade.
Os textos foram renovados em 5 idiomas (Português, Inglês, Castelhano, Francês e Italiano) e as imagens foram atualizadas, sendo projetadas agora em movimento, com recurso a dois projetores simultâneos. Simultaneamente na maqueta são indicados os principais elementos medievais.
A aposta nestas novas tecnologias vem permitir ao visitante conhecer melhor a história da cidade de Coimbra, num ambiente mais imersivo, dinâmico e apelativo, podendo escolher o tipo de viagem e conhecimento a apreender e interagindo com a maqueta através do videomapping, em função dos seus interesses.
Considerando a vertente inclusiva, no âmbito deste projeto foi ainda criada uma segunda maqueta para ser tateada e
percecionada por cegos e indivíduos de baixa visão.
O investimento assumido totaliza 36 154,6€, financiado parcialmente no âmbito do programa Promuseus19 da Direção Geral do Património Cultural.
O Núcleo da Cidade Muralhada está aberto ao público de terça a sexta-feira das 10h às 13h e das 14h às 18h, e,
enquanto vigorar a obrigação de recolhimento obrigatório, aos sábados das 10h às 13h.