QUEM ÉS TU, D. SESNANDO?
Procurando criar, empreender e fazer acontecer a reconquista de uma história que a todos pertence, a Universidade de Coimbra e a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego lançaram no âmbito das comemorações dos 950 anos sobre o início do governo de D. Sesnando em Coimbra, um passatempo escolar intitulado “Quem és tu, D. Sesnando?”.
Este passatempo teve lugar durante o ano letivo 2014/2015 e previa a participação de diferentes ciclos de ensino. O 1.º ciclo foi desafiado a criar um conto infantil que relatasse uma aventura vivida por D. Sesnando e um desenho que o pudesse ilustrar. Já o 2.º ciclo foi desafiado a criar uma ilustração em folha A1 com o personagem D. Sesnando escondido.
A criatividade imperou e a comunidade escolar apresentou trabalhos a concurso de grande qualidade. Acreditamos que todos saímos vencedores e juntos construímos mais um capítulo da história da Linha Defensiva do Mondego.
No dia 11 de novembro, pelas 15 h, no Museu da Ciência em Coimbra, teve lugar a cerimónia de encerramento do projeto, com apresentação dos premiados.
O 1.º lugar de todos os ciclos recebeu um cheque de oferta FNAC no valor de 250€ e os diferentes premiados receberam um conjunto de experiências no território da Rede: uma aula de surf, uma aula de mini-golfe, uma prova de pastel de Tentúgal, entre outros.
No primeiro ciclo, os trabalhos vencedores foram:
1.º prémio: “O amor nos Campos do Mondego” apresentado pelo Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho.
2.º prémio: “D. Sesnando e a Velha”, apresentado pelo Agrupamento de Escolas Martinho-Árias – Soure.
3.º prémio: “A aventura de D. Sesnando”, apresentado pelo Colégio Bissaya Barreto.
No segundo ciclo, os trabalhos vencedores foram:
1.º prémio: “D. Sesnando em Coimbra”, apresentado pelo Colégio Bissaya Barreto;
2.º prémio: “Reconstrução do Castelo de Soure”, apresentado pelo Agrupamento de Escolas Martinho-Árias de Soure
3.º prémio: “Um dia em Montemor-o-Velho”, apresentado pelo Instituto Educativo de Lordemão.
Todos os alunos foram agraciados com um certificado de participação e todas as Instituições de Ensino receberam um acervo de livros para a sua Biblioteca, oferta dos diferentes parceiros da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.