Contactos

  • Morada

    Castelos e Muralhas do Mondego
    Praça do Município
    3230 – 253 Penela

  • Telefone

    +351 911 051 882

  • Email

    geral@castelosemuralhasdomondego.pt

© Castelos e Muralhas do Mondego 2020, All Rights Reserved.

No Rasto de D. Sesnando

Em julho de 2015, no âmbito do lançamento da edição especial da National Geographic dedicada aos “Castelos e Muralhas do Mondego” foi lançado um concurso fotográfico denominado “No rasto de D. Sesnando…”

Este passatempo, lançado em parceria pela Rede de Castelos e Muralhas do Mondego e pela National Geographic – Portugal, pretendia incentivar os leitores, habitantes e visitantes, a partilharem com o mundo o seu olhar sobre os monumentos da Rede.

Entre 3 a 29 de julho de 2015 recebemos de vários pontos do país fotografias a concurso. No final foram admitidas 46 fotografias a votação. Diferentes olhares, cada um apropriando-se de um pedaço de história, de um modo de sentir. Em cada fotografia uma descoberta…

Com as fotografias que nos chegaram percorremos um território repleto de diversidade e de emoções. O território da Reconquista, de D. Sesnando, das batalhas entre cristãos e muçulmanos, de D. Afonso Henriques e D. Gualdim Pais na construção de um país, mas acima de tudo o território de hoje, o espaço da união de 10 concelhos na defesa da sua identidade, do seu património e da sua história comum.

Os vencedores foram contemplados com uma assinatura anual da revista, com a publicação da sua fotografia em edições posteriores e com um cabaz da Rede composto por produtos artesanais e gastronómicos, experiências a usufruir no território da Rede e produtos de merchandising.

Os premiados foram:
- 1.º Classificado - Luís Miguel, com o Castelo de Germanelo enquadrado com o centro da nossa galáxia, a Via Láctea. Na foto é possível ver parte da muralha do castelo, e mais a cima, as nebulas da Lagoa (de cor rosa) e Trífida (cor rosa e azul);
- 2.º Classificado - Pedro Esteves, com o Castelo de Arouce/Lousã;
- 3.º Classificado - André Borges, com o Castelo de Arouce/Lousã.

Com base nas melhores fotografias, foi inaugurada uma exposição de fotografia itinerante na Rede, a 16 de abril de 2016, no Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques - Lousã.